Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

A magia da serra (de Grazalema)

IMG_3860.JPG

 No coração da serra, onde os cumes tocam o céu, só o pio do abutre quebra o silêncio da natureza. Deslumbro-me com a paisagem! A magia do local transporta-me para lá do horizonte... Nada mais existe para além dos gigantes rochosos e um bando de abutres malhados planando junto ao ponto mais alto da Serra de Grazalema.

 Ao longe, uma ferida na paisagem revela-me mistérios da Terra e do seu passado: uma falha geológica – quase impercetível - denuncia o dinamismo terrestre e as maravilhas daí resultantes. Gosto de observar estas estruturas - invisíveis aos olhos de um observador menos atento.

 Nos vales profundos – quase sempre verdejantes – surgem pequenos povoados exibindo o casario de branco imaculado: aldeias históricas plenas de vida e de costumes culturais dignos de registo. Como Grazalema, por exemplo. Encaixada na vertente sudeste do maciço rochoso da serra contígua, a pequena vila recebe de “braços abertos” os seus visitantes.

 Enquanto o sol brilha, na praça principal - onde se sente o pulsar do povoado, as esplanadas dispersas acolhem os turistas que ali se deleitam com os sabores serranos à disposição: queijos (como o queijo payoyo – o mais tradicional) e enchidos de fabrico artesanal, mel e compotas e as carnes de excelência. Um misto de sabores fortes e únicos que nos deixa rendidos.

 Há uma magia única nas serras: os aromas, os seres vivos, a paisagem, os sabores. Gosto das serras - e da sua dinâmica… porque são lugares onde posso disfrutar das coisas simples da vida.

IMG_3857.JPG

IMG_3861.JPG

IMG_3853.JPG

079.JPG

043.JPG

045.JPG

060.JPG

062.JPG

067.JPG

070.JPG

088.JPG

089.JPG

096.JPG

IMG_3884.JPG