Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Arte (do barro)

Ontem, apesar da tarde cinzenta, a cor inundou a minha alma. No “sabores no Barro”, em Beringel, pude apreciar verdadeiras obras de arte, feitas em barro, pelas mãos de artesãos alentejanos (oleiros e ceramistas).

Numa conversa informal com um desses artesãos pude confirmar que inovação e tradição podem coexistir sem perder de vista o legado das gerações passadas… Manter a tradição, inovando! É desta forma que o Sr. Manuel Carvalho (ceramista de Vidigueira) atrai novos mercados, novos clientes.

Na pequena banca, os objetos expostos captaram desde logo a minha atenção. Quer pela criatividade, quer pela novidade. Detive o meu olhar na pequena banca por alguns instantes e, de repente, aquelas “figurinhas”, em barro, ganharam vida e… juntos, pelos caminhos da memória, revisitámos aldeias, revimos pessoas, lembrámos sonetos…

 

 

Cerâmicas de Manuel Carvalho, Vidigueira

 

 

Peça adquirida 1 (Cerâmicas de Manuel Carvalho, Vidigueira)

 

Peça adquirida 2 (Cerâmicas de Manuel Carvalho, Vidigueira)

 

 

Foi, assim, ao som do cante alentejano que me rendi à arte do barro nas “terras de barro”… e comprei, não uma, mas duas peças lindas. Ajudei a economia local e contribui para o perpetuar de uma arte milenar, a arte do barro.

 

 

 

Atreva-se a conhecer melhor esta forma de expressão artística! Vá até “terras de barro” e disfrute dos seus encantos.