Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Castelos (ao luar)!

Hoje deu-me para isto: escrever sobre castelos! Castelos medievais, românticos, góticos… Desde muito jovem que estas magníficas “obras de arte” exercem sobre a minha pessoa um grande fascínio. A história em torno de tais edificações seduz-me e convida-me a tecer outras histórias… exalta-me o imaginário! Ficciono tempos remotos e construo com eles o argumento que me convém. Imagino batalhas, conflitos, conquistas e reconquistas. Vislumbro labirintos de pedra, sob a luz das estrelas, e percorro-os na ânsia de encontrar a luz dos archotes de um qualquer recanto… e terminar da forma mais bela a minha história (de encantar).

 

Castelo de Mértola (torre de menagem)

 

Castelo de Guimarães

 

Na verdade, os castelos destacam-se da paisagem envolvente quer pela imponência, quer pela posição estratégica. Edifícios majestosos, palcos de conflitos civilizacionais, verdadeiros centros de cultura. Cada pedra (ou grão) da sua arquitetura tem uma história para contar. As suas muralhas (quando existentes) guardam memórias de séculos e séculos de civilização. E, hoje, alguns castelos são centros de valorização patrimonial e museológica.

  

Urquhart Castle (Escócia)

 

 Blair Castle (Escócia)

 

 

Castelo de Santa Maria da Feira

 

São estes guardiões do passado que vale a pena (re)visitar. Sentir o pulsar da vida nos castelos (nem que seja por breves instantes) permite-nos viajar no tempo… A nossa riqueza cultural adquire nova dimensão. E assim vamos construindo o nosso próprio percurso pela história dos tempos.

 

(Vem tudo isto a propósito do novo núcleo museológico da torre de menagem do castelo de Mértola (ontem inaugurado). Vale a pena ver!

 

 

 

 

 Detalhe da exposição do núcleo museológico do castelo de Mértola

 

 

 

Cerâmica da exposição do núcleo museológico do castelo de Mértola

 

Mértola (vista nordeste da torre de menagem do castelo)

 

 

1 comentário

Comentar post