Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Coimbra tem... (sempre) encanto

IMG_2860.JPG

 Sempre que deixo a cidade do Choupal a saudade inunda-me a alma e a nostalgia teima em passar. Como diz a canção: “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida (…)”, e eu testemunho: Coimbra tem sempre encanto.

Sem o bulício das grandes cidades, a cidade do conhecimento propícia (a meu ver) uma qualidade de vida acima da média.O espaço urbano veste-se de verde e respira sossego. A natureza impõe-se aos olhos de quem passa… e o rio beija a cidade, como dois amantes inseparáveis. De noite, ou de dia, o par romântico faz as delícias dos visitantes.

 Naquela noite, a chuva – miudinha, convidava ao recato e ao conforto de um espaço acolhedor para jantar. Sai do hotel e atravessei o rio; ali bem perto, na margem esquerda, junto ao Parque Verde, o restaurante Itália acolheu-me na noite fria. A receção à chegada fez-me sentir em casa. Há simpatia no acolhimento (e atendimento) e os clientes habituais (ou não) são carinhosamente tratados e aconselhados na escolha do menu.

 A decoração, romântica - apesar de ultrapassada -, confere ao espaço uma atmosfera harmoniosa e confortável. Das largas vidraças - que emolduram a sala, avisto o rio. Suas águas, parecendo negras - como breu -, correm devagar; sobre as mesmas um manto de luz reflete a cidade (quase) adormecida.

 Enquanto espero, vagueio naquela imagem… acordo com o cheiro forte do queijo Parmigiano-Reggiano, dentro do qual o chef prepara a “Pasta alla Forma”, uma das delícias gastronómicas da casa.

Tudo perfeito: a comida, o ambiente e a companhia.

Mais uma noite… para guardar na memória do meu tempo, em Coimbra.

IMG_5392.JPG

IMG_5390.JPG

IMG_5397.JPG

 

 

 

 

 

 

3 comentários

Comentar post