Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

"Geológos" por um dia...

 

041.JPG

Sou suspeita nas apreciações que faço de tudo o que diga respeito à Natureza. Adoro o campo, adoro o mar, os animais, as plantas e, naturalmente, do seu suporte físico: a geosfera. O mundo geológico fascina-me! Conhecer e compreender os segredos da história da Terra (inscritos nas rochas) não sendo tarefa fácil nem acessível a todos é, no entanto, fascinante, desde que sejamos detentores das ferramentas adequadas à interpretação da história geológica de um determinado local.

 Há poucos dias, durante uma aula de campo - proporcionada pelo Centro de Ciência Vida de Estremoz (CCV de Estremoz ) - recordei momentos passados, conhecimentos adquiridos e emoções vividas… um verdadeiro “encontro” com o passado de estudante universitária.

 Ensinar Geologia no campo é mágico. Foi isso que tentei proporcionar aos meus alunos com a atividade: “Geólogo por um dia” da responsabilidade do CCV de Estremoz. Percebi que adoraram.

 Hoje, não duvido que encarem a ciência geológica numa perspetiva mais dinâmica e mais holística. Por isso valorizo (tanto) a componente prática no ensino. Porque disponibiliza aos alunos um conjunto de conhecimentos básicos, fundamentais à compreensão dos fenómenos naturais.

 São experiências como esta que facilitam a aprendizagem e motivam os alunos para as matérias, por mais abstratas que possam parecer (e ser).

 

Nota: obrigada Inês pela excelente “aula” de Geologia que nos proporcionou.

1 comentário

Comentar post