Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

À noite na "vila velha"

O fascínio pelos ambientes ligados ao passado - ambientes "antigos", leva-me a procurar nos centros históricos, um pouco mais do conhecimento local; é aí que encontro a essência dos lugarese e a alma das gentes. A "vila museu" não foge à regra: adoro caminhar pela "vila velha", sobretudo à noite. A dupla mágica - luz fosca e silêncio -, confere às ruas, e ao casario, a magia de um cenário romântico. Um quadro místico, inspirado nos fiéis guardiões de sempre: o castelo e o rio. Uma forte atração, que me guiou neste passeio noturno, pelas ruelas da antiga Myrtilis. Podia ter começado na porta da ribeira, a descer a rua do relógio, ou até a subir a rua da igreja... Sem destino marcado, nem percurso traçado, fui andando por ali, subindo e descendo as ruas empedradas; tudo ao sabor do momento.

Chego à casa "cor de rosa" e foco o olhar naquela que foi residência e consultório do meu médico de família na infância. E como expectava bastaram alguns instantes para rever episódios marcantes, desse tempo.... Continuo o périplo, descendo a travessa do Espírito Santo; viro à esquerda para a rua D. Sancho II (antiga rua cega). Algum abandono patente nas casa devolutas, mas nem por isso a memória apagou momentos divertidos de um carnaval de outros tempos. Desemboco na praça do município e ali sinto o pulsar da história política, social e cultural do vila. Dou mais uns passos e ei-la: a magnífica torre do relógio; a minha musa inspiradora, de uma noite mágica com laivos de melancolia. Porque acreditar faz parte, continuo a caminhar na esperança de transmutar momentos menos bons, no mais belo dos sorrisos.

 

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários

Comentar post