Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Na "rota dos sabores" (11)

 

 

 À primeira vista, ou melhor, à primeira leitura da placa sinalizadora do restaurante “O Brasileiro” (em Mértola), qualquer pessoa - menos atenta - pode ser induzida em erro. Efetivamente não se trata de um restaurante de comida das “terras de Vera Cruz”, mas sim de um espaço dedicado à cozinha tradicional portuguesa - no caso, cozinha regional alentejanacom destaque para as “especialidades de caça”.

 No espaço gastronómico, composto por duas salas, ressalta à vista o painel de azulejos da autoria de António Duro. Uma peça decorativa ilustrativa da “vila museu” e da fauna cinegética local; o cartão-de-visita da sala mais interior (diria). Noutra sala (mais externa), as largas vidraças transportam-nos para a paisagem envolvente… No geral, um espaço apetecível que convida a Estar e a Apreciar as delícias gastronómicas que ali se cozinham.

 

 

 Da “perdiz de escabeche” ao “estufadinho de javali de montaria”, das “migas de espargos verdes com secretos e/ou plumas de porco preto” à “açorda de perdiz”, entre outras mais, tudo no cardápio aguça o paladar…

 A variedade das iguarias - onde a qualidade dos produtos impera e as tornas únicas – dificultou a escolha: “migas de espargos verdes com secretos de porco preto” acompanhados de um bom vinho tinto. Para terminar um dos doces que compõem a igualmente variada (e apetitosa) lista de sobremesas: “sericaia com ameixas de Elvas”. No final, a certeza de uma refeição única e com uma excelente relação qualidade preço. Recomenda-se(sem dúvida).

 

 

Nota: o restaurante “O Brasileiro” é já (hoje) uma referência na gastronomia do Alentejo, sobretudo, no que às “especialidades de caça” diz respeito.

 

 

 "migas de espargos verdes com secretos de porco preto"

 "estufadinho de javali de montaria" 

 "sericaia"

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.