Na "rota dos sabores" 13
Abrir a janela pela manhã e ver o sol, inspira-me! Os dias solarengos de inverno empurram-me para fora de casa. Nestes dias - sobretudo ao domingo - aproveito para disfrutar dos lugares e sítios mais recônditos do meu concelho.
É (quase sempre) no campo que disfruto, em pleno, dos prazeres simples da vida. Procuro lugares mágicos, onde a relação entre o Homem e a Natureza se intensifica e harmoniza numa simbiose total. Aí me liberto do stresse da vida e tranquilizo a mente.
Foi esse registo que me conduziu para um almoço à beira rio - no silêncio do vale do Guadiana - no restaurante O Pescador do Guadiana (na Penha da Águia) - um estabelecimento familiar, cuja simpatia no atendimento nos faz sentir em casa.
Com uma vista panorâmica magnífica, a partir da varanda sobranceira ao rio, o restaurante tem à disposição diversos pratos à base de peixe: “ensopado de enguias”, “barbo no forno”, “caldeirada de peixe do rio” e a famosa “lampreia do Guadiana”. Os apreciadores de carne podem optar por “cabrito assado” e/ou “estufado de javali”. Em qualquer dos casos, a mão sábia da cozinheira de serviço encarregar-se-á de tornar o almoço (ou o jantar) num momento de degustação especial.
Foi ali, num ambiente repousante e tranquilo, que saboreei um dos pratos de peixe disponíveis no cardápio: ensopado de enguias. Uma delícia gastronómica! As enguias (sempre frescas) capturadas pelo proprietário, nas águas límpidas do rio, estavam divinalmente bem confecionadas. Um dos pratos que recomendo vivamente – aos apreciadores, claro.
Entre um dedo de conversa e a contemplação da paisagem, o sol escondeu-se e a tarde avançou sobre o pequeno povoado anunciando a hora da partida.
No final, uma visita ao “porto de embarque” para tirar mais umas fotos e apreciar o rio, ali, bem pertinho…
NOTA: o restaurante O Pescador do Guadiana, localiza-se em Penha da Águia, na freguesia de Espírito Santo, concelho de Mértola. É aconselhável telefonar antes de ir. Telefones: 286 675 417; 967 747 320.