Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Escrita ao Luar

Um blog de “escrita” sensitiva e intimista sobre (quase) tudo... e com destaque para: viagens, ambientes inspiradores e gastronomia.

Pego ou Carvalhal?

Duas praias semelhantes mas em tudo distintas (para mim, claro).

Localizadas no Carvalhal (Herdade da Comporta), concelho de Grândola, ambas as praias dispõem de um extenso areal (ótimo para caminhadas), mar calmo e boas infra estruturas de apoio. De um lado o mar, do outro as dunas, quais muralhas naturais. Recantos maravilhosos da nossa orla costeira que acolhem cada vez mais veraneantes.

 

 paisagem próxima do Carvalhal

 

Gosto de comparar lugares. Poder tecer comentários fundamentados. Para isso preciso de usufruir e de sentir os espaços. Estabelecer laços afetivos. Foi isso que aconteceu quando me sentei na esplanada junto ao mar na praia do Carvalhal. A presença do mar (ali tão perto) agradou-me. O mesmo não posso dizer da esplanada onde resolvi sentar-me e beber uma água. A decoração era “confusa”. Muito mobiliário a ostentar publicidade. Um ambiente pouco acolhedor que não proporciona o conforto que procuro. Lembrou-me turismo de massas. Sítios barulhentos e impessoais.

 

Posso estar totalmente errada mas é (foi) esta a impressão com que fiquei. Foi desta forma que os meus sentidos registaram “a outra praia”.

 

 acesso à praia

 

Por outro lado a praia do Pego. Muito limpa com uma envolvente muito arrumada e ordenada. Do areal (extenso), à água (de um azul quase turquesa) passando pelo ótimo apoio de praia, tudo é atrativo ali. O bar/restaurante Sal com uma decoração a preceito: alguns motivos náuticos, onde o branco domina pintalgado de azul e encarnado, revelam bom gosto na decoração. Uma praia requintada (diria), muito glamourosa. Perfeita. Um sítio onde apetece estar (sempre).

 

 praia do Pego vista a partir do restaurante Sal

 

Aguardo (ansiosamente) os dias mais quentes para voltar ali. Agrada-me a ideia de um lanche ajantarado com o mar ao lado e a Serra da Arrábida como pano de fundo. Um quadro idílico, para um final de tarde magnífico.

 

Restaurante Sal

praia do Pego (e Serra da Arrábida ao fundo)

 

Nota: ambas as praias estão integradas na Rede Natura 2000 devido à sua excelente qualidade ambiental e biodiversidade. Com vigilância (na época balnear), apoios de praia completos, acessos pedonais e estacionamento fáceis. Para quem prefira passar férias por ali tem à disposição unidades de alojamento de turismo em espaço rural e, também, muitas casas para arrendar no Carvalhal e arredores.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.